• | Você está ouvindo: Rádio PWZ

HOME / Matéria / A Liga mais antiga do mundo

A Liga mais antiga do mundo

05/11/2018
Araraquara / SP
Wilson Silveira Luiz
Foto: Jonas Bezerra/arquivo

Nos anos 50, o professor Júlio Herculano Mazzei, um dos mais importantes professores de educação física, trouxe para Araraquara, o futebol de salão. O hoje chamado futsal foi instituído pela ACM (Associação Cristã de Moços), em São Paulo. E aconteceu o Campeonato Monstro de futebol de salão na quadra do Departamento Municipal de Educação Física, hoje ETEC “Anna de Oliveira Ferraz”.

E, entre os mentores esportivos da época, destaque especial para o saudoso jornalista Sidney Schiavon. Ele aproveitou o ensejo da grande promoção que despertava atenção de toda sociedade araraquarense da época, para fundar a Liga Araraquarense de Futebol de Salão.

Ali, além do futebol de salão, havia os charmosos “flerts”. Nos chamados “footings”, aconteceram romances memoráveis. De um deles eu lembro, com carinho. A jovem Maria de Lourdes Caparelli apaixonou-se pelo “guapo“ goleiro Luiz Antonio Matoso. E não deu outra. Do flert, veio o namoro, o noivadoe um dos mais belos e venturosos casamentos. E vão por ai afora os muitos “lances”.

Eu, na década de 60, como correspondente de A Gazeta Esportiva, ganhei do então presidente da Federação Paulista, Luiz Gonzaga, um livro contendo a história do futebol de salão. Ali constavam as datas de fundações de ligas. A de Araraquara era então registrada como a mais antiga. E, em consequência, como o futebol de salão foi criado no Brasil, a nossa Liga é a mais antiga do mundo.

Fiz uma matéria a respeito e A Gazeta Esportiva publicou. Como homenagem, a Federação instituiu os troféus Sidney Schiavon e LAFS para os campeonatos estaduais.

São fatos que merecem a consideração de todos quantos fazem parte do hoje futsal.

Homenagens especiais

Sempre resgatando nomes e pessoas que contribuíram, e continuam contribuindo para projetar o esporte-bretão, a LAF (Liga Araraquarense de Futebol), denominou os campeonatos com os seguintes nomes: Amadorzão – Prefeito Edinho Silva; Categoria Sub11 – José Antonio de Carvalho; Sub13 – Mário Gomes “Maô”; Sub15 – José Ricardo de Freitas  “Zé Lemão”; e, Sub17 – Armando Clemente.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.