80%
Você está ouvindo: Rádio PWZ

HOME / Notícia / Ciclista araraquarense conquista ouro em Lima

Ciclista araraquarense conquista ouro em Lima

28/08/2019
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

O ciclista araraquarense Lauro Chaman conquistou a sua terceira medalha de ouro em Parapan-Americanos, na pista do Velódromo de Videna, em Lima, na perseguição individual da classe c4-5, contra o colombiano Diego Dueñas.

Após a conquista, ele simplesmente agradeceu ao esporte paralímpico pelas lições que vem tendo ao longo da carreira. “Às vezes, eu reclamava por pouca coisa. Às vezes, eu reclamava por um celular que caía no chão e quebrava o vidro. Cheguei na paralimpíada (Rio 2016) e vi uma galera que só mexia a cabeça. Pensei: "como sou egoísta às vezes". O esporte paralímpico me ensinou isso, a ser um ser humano melhor, a dar valor à vida, dar valor às coisas que realmente importam, dar valor a poder abrir o olho todo dia, poder enxergar, fazer um esporte”, disse.

Chaman começou a competir aos 13 anos em provas menores de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 16, se arriscou no ciclismo convencional, decidindo então migrar aos 22 anos para o ciclismo paralímpico, em provas de pista e estrada.

Bicampeão da Copa do Mundo de paraciclismo em agosto, Chaman já é a maior referência do ciclismo paralímpico brasileiro, e desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, só cresce. Seu currículo é farto, e as mais representativas de suas conquistas são a prata de estrada e o bronze no contrarrelógio na Rio 2016, os ouros na estrada e no contrarrelógio de Toronto 2015, além, claro, do ouro conquistado nessa terça-feira, no Peru. Só que os êxitos individuais não bastam para o ciclista.

“A gente sonha que o ciclismo possa um dia ser como o atletismo paralímpico hoje, como uma natação paralímpica. Quem sabe um dia a gente vire uma potência como a Grã-Bretanha é, como a Holanda é, como a Itália e outros países, a Colômbia hoje também tem um ciclismo muito forte. Então a gente se espelha neles e sempre pensa em evoluir”, finalizou.

Com informações do site: www.globo.com

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.